• Logo Topo

Sobre Nós



Palavra do Presidente

Nosso esporte paralímpico é um dos melhores do mundo. Prova disso é que nos últimos jogos Paralímpicos, nossos atletas representaram muito bem o Brasil, ficando na sétima colocação geral. Apenas à título de comparação, a delegação Brasileira nos Jogos Olímpicos conseguiu o 22º lugar.

A prática de esportes é muito importante para a pessoa com deficiência pois permite a prática de diversas modalidades esportivas e, através dela, aceita melhor a sua condição, supera as dificuldades e conhece a realidade de outras pessoas com deficiência.

O parâmetro que a pessoa com deficiência tem é outro. Ao ver uma pessoa que possui uma deficiência muito mais severa entrando em uma piscina, por exemplo, praticando a natação de forma surpreendente, o faz pensar “se ela pode, eu também posso”. Essa experiência faz com que aumente a auto estima, trazendo ainda melhora na independência e a visão de novos horizontes já que passam a conviver com outras pessoas com deficiência que trabalham, estudam, tem vida social como as demais pessoas da comunidade, formam família, compram sua casa própria, dirigem seus automóveis, enfim, levam uma vida normal, apesar de suas limitações. A pessoa passa a se sentir mais feliz e estimulada a viver.

Outro ponto importante com o qual a AMAPED se preocupa é a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho através de projetos que buscam além do emprego, a qualificação profissional, para que quando o atleta se aposentar no esporte, o que ocorre muito cedo, quando a pessoa ainda é capaz de desempenhar atividades profissionais em outras áreas, ele possa continuar mantendo a subsistência de sua família e inserido no mercado de trabalho.

Vale dizer que há não muito tempo, à pessoa com deficiência não eram dadas muitas oportunidades de trabalho. Caso não possuísse um negócio próprio, dificilmente teria como desempenhar atividade profissional. A Lei de Cotas foi o primeiro passo para mudar essa realidade. Agora precisamos avançar, buscar qualificação.

A AMAPED está voltada para a prática de esportes por pessoas com deficiência, o incentivo ao esporte de alto rendimento, ajudando a inclusão desse grupo de pessoas no mercado de trabalho e a qualificação desses profissionais.

Rinaldo Baiense de Carvalho
Presidente da AMAPED

 

Top Free Bets Bonuses view here.