• Logo Topo

Através do Esporte

 

Projeto “Incluir, reabilitar e socializar através do Esporte”

O projeto visa desenvolver atividades esportivas com o objetivo de incluir no convívio social as pessoas com deficiência,

realizando, em paralelo, atividades que envolvam indivíduos que não possuem deficiência, com o objetivo de praticar a inclusão inversa, que consiste em familiarizar a comunidade com as dificuldades e potencialidades da pessoa com deficiência. O projeto e as vagas disponibilizadas para ambos os públicos serão divulgadas através da imprensa, redes sociais, palestras junto à comunidade e demonstrações a serem feitas nas escolas públicas e particulares do Município de Maricá.

Incentivando e inserindo pessoas com deficiência à prática de esportes adaptados, cria uma nova filosofia de vida nesse grupo de pessoas com limitações. Para isso, será apresentado um meio no qual estejam incluídos, trazendo-os para o convívio social e afastando-os da ociosidade, mostrando-lhes as possibilidades de praticar um esporte que eleve a sua auto estima e que passe a se sentir mais feliz e estimulada a viver.

Através do esporte é possível dar às pessoas com deficiência uma nova perspectiva de vida. A prática de esportes é muito importante, pois melhora a aceitação de sua condição, facilitando a superação das dificuldades e conhecendo a realidade de outras pessoas com deficiência.

O parâmetro que a pessoa com deficiência passa a ter é outro. Ao ver uma pessoa que possui uma deficiência muito mais severa entrando em uma piscina, por exemplo, praticando a natação de forma surpreendente, o faz pensar “se ela pode, eu também posso”. Essa experiência permite o aumento da auto estima, trazendo, ainda, uma maior independência pois é aberto um leque de tarefas do dia-a-dia que podem ser desempenhadas pela pessoa com deficiência. Dentre estas atividades estão compreendidos estudo, trabalho, qualificação profissional, melhor aceitação no meio familiar e inserção no meio social no que diz respeito às atividades e a visão de novos horizontes já que passam a conviver com outras pessoas com deficiência que trabalham, estudam, tem vida social como as demais pessoas da comunidade, formam família, compram sua casa própria, dirigem seus automóveis, enfim, levam uma vida normal, apesar de suas limitações. A pessoa passa a se sentir mais feliz e estimulada a viver.

Cada dia que passa, pretende-se com o projeto, apresentar novidades aumentando o leque de ofertas buscando novos adeptos, através de estratégias e técnicas motivacionais.

Devemos ser criteriosos em nossa escolha, procurando atividades que se adaptem aos nossos objetivos e as nossas limitações.

A prática do Esporte tem a prerrogativa de focar e solucionar as necessidades e as exigências de melhorar o condicionamento físico, reunindo evolução em vários outros aspectos de cunho psicológico, sem contar com o reflexo da importância da prática em face da atual ascensão do esporte no cenário nacional.

Cabe ainda enfatizar a possibilidade real que o Projeto Social tem, de incluir socialmente todos os tipos de pessoas, levando-se em consideração o cenário educacional e o mercado de trabalho, não levando em consideração somente o contexto esportivo.

MODALIDADES ESPORTIVAS

A modalidade Futebol de sete está inserida no movimento paralímpico buscando a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência. É praticado por pessoas com paralisia cerebral;

A modalidade Voleibol Sentado está inserida no movimento paralímpico buscando a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência. É praticado por pessoas com amputações, atrofia muscular e outras deficiências;

A modalidade Atletismo está inserida no movimento paralímpico buscando a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência. É praticado por pessoas com todos os tipos de deficiência, seja ela física ou intelectual;

A modalidade Judô está inserida no movimento paralímpico buscando a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência. É praticado por pessoas com deficiência Auditiva, visual, seja ela parcial, ou total, ou deficiência intelectual;

A modalidade Bocha Adaptada está inserida no movimento paralímpico buscando a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência. É praticado por pessoas com deficiência física severa, que afete diretamente a parte motora do indivíduo. Os atletas devem ser necessariamente usuários de cadeira de rodas.

Em todas as modalidades é trabalhada a inclusão inversa, que consiste em familiarizar a comunidade com as dificuldades e potencialidades da pessoa com deficiência.

Top Free Bets Bonuses view here.